Secretaria de Educação Inicia Avaliação Nutricional e Reforça a Alimentação Saudável para Alunos

25 Mai 2022

A Secretaria de Educação iniciou essa semana a Avaliação Nutricional, bem como intensificou o programa alimentação saudável para alunos. Esta ação está sendo desenvolvida pela nutricionista da Alimentação Escolar, Suelen Aparecida da Silva, da Técnica de Nutrição Delma Muniz e do estagiário de nutrição Vinícius. A avaliação antropométrica é feita através da aferição de peso e altura, com auxílio de balança digital e estadiômetro. A determinação do estado nutricional é realizada por meio do IMC (índice de massa corporal).

O objetivo da ação é realizar a Avaliação Nutricional dos alunos favorecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), bem como determinar o estado nutricional dos alunos da Rede Municipal.

A Escola Municipal EMEF Terezinha de Lordes Jaze recebeu a equipe no último dia 23/05, na oportunidade, realizaram pesagem e a medição de alunos cadastrados para a avaliação. A diretora da escola, professora Simone Pierri comentou a importância da ação, - "esse trabalho de avaliação nutricional está sendo muito importante para nos orientar, como também incentivar o consumo de alimentos saudáveis que são ofertados no cardápio da merenda escolar”, ressaltou a diretora.

De acordo com a nutricionista Suelen, a partir da avaliação nutricional será possível verificar os alunos que apresentam quadro de baixo peso, eutrofia, sobrepeso e obesidade na escola. - “O excesso de peso e a obesidade infantil é considerada uma doença nutricional preocupante, que pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, má formação óssea, dentre outras”, informou.

A ação será realiza em todas as escolas do município, nos meses de Maio e Junho.

"O foco principal do projeto é diagnosticar o perfil nutricional dos alunos, com isso, elaborar e aplicar orientação nutricional de maneira articulada com a equipe pedagógica, a fim de ampliar os conhecimentos acerca da importância dos hábitos alimentares saudáveis para a qualidade de vida, crescimento, desenvolvimento e aprendizado das crianças", reforçou a Secretária de Educação Ana Paula.