02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Educação

02 Abr 2022

02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

A data também é importante para que mais pessoas sejam diagnosticadas precocemente e tenham acesso a terapias, as quais podem ser decisivas para seu desenvolvimento.

Juquiá conta com o CAES - Centro de Apoio Educacional e Social, um local que é a extensão das escolas municipais para atender alunos com necessidades educacionais e sociais e alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Os alunos são atendidos por uma equipe multidisciplinar que compreende psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogas, assistente social e professores especialistas em Libras e Braile.