Workshop de Apicultura em Juquiá

Agricultura

14 Jun 2022

Na quinta feira, (09/06), aconteceu o Workshop de Apicultura – Capacitação Técnica e Empreendedora, no CCI (Centro de Convivência do Idoso), o evento contou com aproximadamente 60 apicultores de todo o Vale do Ribeira.

Segundo o Sebrae, a média de faturamento anual de um apicultor formalizado é de R$ 40.000,00/ano e são 55 apicultores formalizados no Vale; de 2018 pra cá, temos um avanço no número de empresas abertas nesse segmento, passando de 1 em 2018, para 9 em 2019 e 11 em 2020, e 10 novas apiculturas abertas em 2021.

O grupo de Apicultura do Sebrae é o primeiro passo da criação de um ecossistema da Apicultura aqui no Vale do Ribeira. O objetivo é trocarmos conhecimentos, informações de cursos, palestras, eventos, softwares, ferramentas, rodadas de negócios, fornecedores, compradores, networking, e tudo que está relacionado a Apicultura.

Durante a transcorrer do dia os apicultores puderam trocar experiências com os palestrantes: Shirley (Implantação e renovação de apiário, e introdução e manejo de abelhas rainhas); Jordi (Meliponicultora alimentação das abelhas e qualidade do mel) e Vânia Ribeiro (Crédito para produtor, formalização e SIM).

A vice prefeita Maria Inês Cavalcante representou o prefeito Gilberto que não pode comparecer.

Segundo Vânia Ribeiro (assessora de microempresa / agente de desenvolvimento), o evento foi muito produtivo, pois além de trazer novos conhecimentos propiciou a troca de experiências entre os apicultores.

O prefeito Gilberto Matsusue parabenizou os organizadores e destacou: “É muito importante que eventos como esse aconteçam na nossa cidade, pois, estamos numa área de preservação ambiental, e é preciso diversificar nossas atividades econômicas, e a apicultura é uma atividade promissora”