Todos Contra o Coronavírus

16 ABR 2020

Todos Contra o Coronavírus.

A Secretaria Municipal de Educação de Juquiá frente, à pandemia e medidas de enfrentamento ao COVID-19, em todo Estado de São Paulo, sugere atividades a serem realizadas com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, buscando minimizar os efeitos do afastamento temporário das escolas recomendado pelo Ministério da Saúde para conter a pandemia.

A Secretaria Municipal de Educação tem plena consciência que:

• Nem todas às famílias dos nossos estudantes dispõem de acesso à internet;
  • Entre os responsáveis pelos alunos existem diferentes realidades de formação, inclusive havendo não alfabetizados, refletindo maior ou menor facilidade para uso das orientações;
  • Não compete aos pais uma missão que é da escola.
  • Neste momento, o conhecimento sobre o Covid-19 e formas para reprimir seus danos constituem preparo para a vida. De igual maneira, o favorecimento de atividades organizadas para estudos e desenvolvimento de autonomia do escolar favorecem o hábito de estudar e o desenvolvimento de habilidades. Pensando nisto, segue disponibilização de fragmento de “ Atividades à distância e de conscientização sobre a prevenção ao coronavírus” para desenvolver, adaptar, melhorar e ampliar.

Seguem algumas sugestões de atividades

Experiência "O poder do sabão"

Pegue dois pratos. Em um deles, coloque água e orégano. No outro, água e sabão. Peça para que um estudante coloque o dedo no prato com água e orégano. O dedo sairá com alguns grãos. Então, peça para que o aluno mergulhe este mesmo dedo no prato com sabão. O dedo sairá limpo. Por fim, indique para que leve de novo este mesmo dedo para o prato com orégano. O resultado é que o sabão fará todos os grãos de orégano se afastar.

Discuta como a experiência mostra a importância de lavar a mão com água e sabão no combate ao Covid -19.

Recadinhos

Façam recadinhos sobre a higienização e deixem colados na porta, na geladeira, entre outros lugares.

Exemplos:

Ajude a Comabater o Coronavírus

• MÃOS - Lavar frequentemente
  • COTOVELO - Usar para cobrir a tosse
  • ROSTO - Não tocar
  • ESPAÇO - Manter a distância segura
  • CASA - Não sair, se possível
  • Saudações

Criar novas formas de cumprimento : evitar beijar e abraçar, ou cumprimentar-se com os pés ou com os cotovelos, são os novos comportamentos sociais que estão sendo adotados em todo o mundo.

Paródia

A partir de uma música conhecida, criar uma paródia sobre o Coronavírus.

Olhos Vendados

De olhos vendados, as crianças precisam encontrar um objeto. O ideal é que elas estejam num local conhecido ou que seja um espaço sem muitos móveis ou coisas nas quais elas possam bater e tropeçar. Deixe o objeto de forma que seja mais fácil de primeira vez.

Descobrindo Sabores

As crianças terão que adivinhar, de olhos vendados, o que elas estão comendo. Vence , quem conseguir adivinhar mais vezes.

Espelho de Caretas

O desafio dessa brincadeira é de estímulos, imitar as caretas no espelho. Para esta brincadeira você pode ser o juíz que decidirá se a imitação foi boa ou não.

Ler Para uma Criança

Contar histórias também vale! Aquelas já conhecidas ou outras que podemos conhecer.