31 JAN 2020

Prefeitura Municipal de Juquiá, através da Secretaria de Meio Ambiente realiza a Primeira Expedição à Remo pelas Águas do Rio Juquiá, até o Rio Ribeira.

Aconteceu entre os dias 25 e 26 de janeiro, partindo da rampa náutica municipal no município de Juquiá, a primeira Expedição à Remo de Juquiá a Registro, que contou com a presença de 72 participantes de várias regiões do estado, entre eles o Prefeito Renato Soares, a primeira dama Laumar Jaze Janeta Soares e seus filhos Kayque e Patrick que fizeram todo percurso, que totalizou 60,8km. O encontro foi organizado pela Prefeitura Municipal de Juquiá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e pelo Grupo Remadores do Rio Juquiá.

A razão pela qual esse evento foi realizado surgiu através da provocação do Grupo Remadores do Rio Juquiá na Prefeitura, que prontamente uniu-se ao grupo e organizou assim esse evento memorável que está ligada ao Plano Municipal de Educação Ambiental do Município de Juquiá, através de sua Lei Municipal 888/2019 que – INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE FORMA TRANSVERSAL COM O OBJETIVO DE PROMOVER AÇÕES QUE VISEM A FORMAÇÃO DA CONSCIENCIA ECOLOGICA...

No primeiro dia de remada, os participantes que contaram com uma infraestrutura de apoio com barcos motorizados, frutas e agua em abundância percorreram 38 km até um local conhecido como “barra do Ipiranga”, onde há um encontro do Rio Ipiranga com o Rio Juquiá, onde armaram acampamento e passaram a noite após um jantar, uma bela fogueira, e uma música ao vivo ao som de um violeiro que fez todos cantarem em um céu estrelado, tudo isso em meio a mata atlântica em pleno estagio de conservação, as barrancas do rio juquiá.

No dia seguinte, logo pela manhã os remadores partiram sentido a barra do ribeira, onde percorreram até a marina do marquinhos, na cidade de registro, completando assim a expedição.

Esse evento contou com a presença de atores políticos, sociedade civil, empresários, pesquisadores e corpo docente do curso de Engenharia de Pesca da UNESP-Campus Registro. Não resta dúvida pelos relatos e feedbacks que esse evento veio de encontro com a necessidade do vale do ribeira em buscar seu desenvolvimento econômico com ações no âmbito náutico, que consequentemente envolve hotéis, postos de gasolina, farmácias, restaurantes e todos comércios da cidade, que melhora seu faturamento com a vinda de pessoas para esse tipo de pratica, ressaltou o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Guimarães completando com a seguinte frase” Lembraremos do valor da união, da superação, da importância de servir para aprender a ser servido, de resiliência, de resgate de valores, da simplicidade, da humildade, história, de uma boa prosa, interação e integração com a natureza, da PACIÊNCIA, de valorizar o vale do ribeira, de sentir o tamanho da grandeza desta bacia hidrográfica e seu principal afluente, o Rio Juquiá! Espero ter ajudado a esta semente germinar, e me disponho a cultivar essa planta para que cresça e floresça!

O prefeito Renato Soares, que foi um dos remadores disse definiu assim “ a Remada foi sensacional, uma experiência indescritível, não só porque pudemos conhecer as belezas do nosso Rio Juquiá, daqui até Registro, mas, também por poder conhecer pessoas de diversas cidades, tinha participantes de São Paulo, Sorocaba, da Baixada Santista, e é muito interessante e divertido a troca de experiências com essas pessoas que já participam dessa aventura há muito tempo. A parte boa venceu o cansaço. Foi muito prazeroso.”