Conselho Municipal de Assistência Social de Juquiá realiza a XII Conferência Municipal de Assistência Social

30 SET 2019

Na tarde de quarta-feira (25/09) o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizaram no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a Conferência Municipal Democrática de Assistência Social. As conferências são realizadas a cada dois anos com a participação da sociedade civil, entidades, Poder Público e trabalhadores do SUAS - Sistema Único de Assistência Social. É um momento de conferir as deliberações das conferências anteriores e estabelecer novas propostas de acordo com as reivindicações da população atendida pela Política de Assistência Social.

Participaram da Conferência o Chefe de Gabinete Ercias Muniz de Lima representando o Prefeito Renato Soares, o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, João Alves de Arruda Junior, a Presidente do CMAS Ivani de Sousa Muniz Silva, técnicos e profissionais da Assistência Social e Saúde, entidades e Sociedade Civil.

O evento teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Para refletir sobre esse tema, a conferência se organizou em três eixos: os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do estado e dos municípios à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma da Previdência e à reforma trabalhista; a rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito; e democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS.

Divididos em grupos, os participantes da conferência discutiram os assuntos e escolheram, no mínimo, duas propostas e um representante para o grupo. As sugestões serão votadas junto com os delegados escolhidos pela votação em plenária, que representarão Juquiá na Conferência Estadual de Assistência Social.

“Este é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, para o debate dos projetos e a construção da democracia, onde é possível avaliarmos a nossa realidade e propormos mudanças e novas ações. A participação de todos os atores envolvidos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social no município”, afirma Ivani Muniz, Presidente do Conselho.

“Esses espaços fortalecem a participação social e são momentos importantes para o debate em torno das políticas públicas para conhecer as demandas da população juquiaense. Ouvir a população é a garantia da participação e de avanços nessas políticas públicas na assistência social. Além disso, em eventos como este é possível avaliar as ações até aqui realizadas, propor diretrizes e estratégias para avançar cada vez mais”, comentou o Secretário da Assistência Social, João Junior.

Ainda de acordo com o Secretário João Junior, mesmo diante de todos os desafios enfrentados, o município tem avançado na qualidade da prestação dos serviços, programas, benefícios e projetos socioassistenciais, tendo o direito à assistência social como principal foco. “Nossa gestão prima pelo bem-estar e valorização dos nossos usuários, a fim de que se tornem protagonistas de suas histórias”, completa o secretário.