Banco do Povo beneficia empreendedores de Juquiá, liberando mais de 124 mil

05 JUN 2018

Banco do Povo beneficia empreendedores de Juquiá, liberando mais de 124 mil

“A agência de Juquiá já é referência para o Vale do Ribeira e bate recorde de contratos efetivados”

Na última sexta-feira (1), o prefeito municipal Renato Soares, acompanhado do diretor de Trabalho e Emprego, Ercias Muniz e da agente de desenvolvimento, Vânia Ribeiro, esteve visitando empreendedores beneficiados com financiamentos de recursos a juros baixos, disponibilizados pelo Banco do Povo agência Juquiá.

O objetivo do Banco do Povo é oferecer financiamentos para empreendedores de micro e pequenos negócios, para capital de giro e investimento fixo, como forma de viabilizar desenvolvimento socioeconômico local e a geração de renda.

O microcrédito tem valor inicial de R$ 200,00. Pessoas físicas podem obter até R$ 3 mil (no primeiro empréstimo), R$ 4 mil (segundo) e R$ 5 mil (a partir do terceiro). Já para as pessoas jurídicas (empresas), os valores máximos vão até R$ 7.500 (no primeiro empréstimo), R$ 10 mil (segundo), R$ 15 mil (terceiro) e R$ 20 mil (a partir do quarto).

As pessoas físicas têm prazo de pagamento em até 12 vezes (matéria prima e mercadorias) ou 24 vezes (equipamentos) e, para as jurídicas, o limite é de 36 prestações. Os juros são de apenas 0,35% ao mês, sem nenhuma taxa adicional.

Desde o ano passado Banco do Povo de Juquiá vem realizando inúmeras atividades, a carteira inicial em 2017 chegou ao numérico de 86 mil reais, sendo 14 contratos efetivados. Foram 80 mil reais que beneficiaram 70 empresas formalizadas da cidade, 50 parcelamentos de débitos do MEI junto a Receita federal e 25 CLCB do corpo de Bombeiro para alvará de funcionamento, dentre outras.

O Banco do Povo teve ainda participação junto a Casa da Agricultura, na cooperação da formalização do produtor Rural e instrução para formalização para venda da agricultura Familiar. Com parceria junto ao Sebrae, Associação Comercial e Sindicato Rural local, por meio da agente de desenvolvimento Vânia Ribeiro o Banco do Povo Paulista unidade Juquiá cooperou com a formação e profissionalização através de diversas oficinas e cursos. Contudo, o Banco do Povo de Juquiá realiza gratuitamente os serviços de Impressão e atualização de boletos simples nacional.

Em 2018 o Banco do Povo se torna referência no Vale do Ribeira, foram mais de 40 empresas abertas (prestação serviço e comércio), encerramento de empresas, declarações de imposto de renda e parcelamento de débitos do DAS.

O Banco do Povo agência Juquiá passou para agência de fomento do Desenvolve São Paulo, 15 contratos efetivados, sendo mais de 124 mil reais de créditos para micro e pequenas empresas e produtores rurais de Juquiá, um recorde de contratos efetivados no município, esses voltados para adequação e tendo como resultado fim a geração de emprego e renda, levando a inclusão destas pessoas na cadeia produtiva.

Os requisitos para obter linhas de créditos junto ao Banco do Povo são: Possuir empreendimento formal ou informal no Município; Residir ou ter negócio no Município há mais de dois anos; Ter faturamento bruto de até R$ 360 mil/ano; Não possuir restrições cadastrais; Comprovar, no mínimo, seis meses de atividade do negócio (por meio de extrato bancário e/ou notas fiscais de compras de mercadorias); Avalista pessoa física e sem restrições cadastrais (não é permitido cônjuge, podendo ser parte de 1º grau, desde que não tenha sociedade no empreendimento).

As documentações exigidas são: RG e CPF do sócios (se houver); Comprovante de residência dos sócios (água, luz ou telefone fixo); Certidão de casamento (RG e CPF dos cônjuges, se houver); Alvará (se houver); Orçamento dos bens a serem financiados; Comprovante de renda do negócio (seis últimos de extrato bancário); Última declaração de Imposto de Renda (se houver); Contrato social e alterações, Cartão do CNPJ, Inscrições Estadual e Municipal (apenas para pessoa jurídica).

Agradeço o Prefeito Renato Soares pelo apoio ao nosso trabalho e aos Empreendedores de nossa cidade. A Prefeitura Municipal apesar da escassez de recursos fez um aporte financeiro que nos ajudou a conseguir atingir estes valores liberados. Continuamos à disposição dos nossos comerciantes, relatou o diretor de Trabalho e Emprego, Ercias Muniz.

“Fico muito feliz de ver que nossa cidade possui um grande número de empreendedores, enquanto muitos ficam se lamentando sobre a crise do País, quero parabenizar a esses empresários que com um olhar empreendedor com certeza já estão fazendo a diferença. Parabenizar também, ao diretor de Trabalho e Emprego Ercias Muniz, que não tem medido esforços, seja na programação de cursos ou na liberação de créditos aos empreendedores, destaco também a atuação da agente de desenvolvimento Vânia Ribeiro por toda dedicação. Essa é uma nova etapa que vivemos em Juquiá, todos trabalhando unidos para construir um novo caminho para nossa cidade”, finalizou Renato Soares.