Saúde de Juquiá Promove Ação de Vacinação Contra Febre Amarela

25 MAR 2018

Saúde de Juquiá Promove Ação de Vacinação Contra Febre Amarela

No dia 26 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Juquiá deu início a campanha de vacinação contra febre amarela.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre. Porém, eles não transmitem a doença para os humanos, assim como uma pessoa não transmite a doença para outra. A transmissão se dá somente pelo mosquito.

Precisam ser vacinadas todas as pessoas com idade superior a nove meses, que não tenham feito uso comprovado de dose anterior, excluindo aquelas que possuam contraindicação para o uso da vacina. Não devem tomar a imunização pessoas já vacinadas contra a febre amarela, com história de alergia grave a ovo, gestantes, em tratamento com medicamentos imunossupressores, portadores de doenças autoimune, bem como pessoas em tratamento de câncer, e os portadores de HIV/AIDS. Pessoas com doenças do fígado, doenças do sangue ou rins, devem passar por avaliação médica antes para saber se poderão tomar a vacina.

O Secretário de Saúde, Luiz Antonio Zaghi Xoquito, informa que, Juquiá não possui casos da febre amarela até o presente momento. Esse trabalho de intensificação da vacinação é muito importante, uma vez que estamos em área de mata, o que eleva o risco em nossa região, até o momento foram vacinados 1.500 munícipes, a meta é que toda sociedade esteja imunizada”, declarou o titular da pasta.

Além da vacinação nos postos de saúde, a secretaria de saúde irá propiciar postos volante em algumas empresas do município, essa atividade já ocorreu no Paço Municipal, Posto Ale e Supermercado Tio Beba, a ação segue com programação em parceria com a Aciaju (Associação Comercial e Industrial de Juquiá) que receberá o posto volante na sexta-feira (02/03) das 10h30 às 12h00.

Segundo o prefeito municipal Renato Soares, a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença, esperamos que a população tome posse e se previna. Estamos trabalhando com muito afinco para melhoria e excelência da saúde em nosso município.

Para se vacinar procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência. É preciso levar a Carteira de Vacina e responder a um questionário prévio.