Prefeitura inicia campanha “Fique Sabendo” com realização de testes rápidos de HIV e Sífilis

07 DEZ 2018

A população poderá fazer, durante toda a semana, exames rápidos de HIV e sífilis. O objetivo da campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, é orientar a população sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Qualquer pessoa que queira fazer esses testes deve procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá orientações antes e depois dos testes. Após isso, haverá entrega de resultado sigilosamente e, se necessário, encaminhamento para tratamento. Os resultados dos testes saem em aproximadamente 20 minutos.

Segundo o secretário de saúde municipal, Hilton Sanches, o diagnóstico precoce é importante para realizar o tratamento o quanto antes. São três etapas. Primeiramente, é feito um pré-teste, onde é preenchida uma ficha de atendimento. Em seguida o teste é realizado e por último é feita a entrega do resultado e aconselhamento.

O evento realizado pela Prefeitura de Juquiá, por meio da Secretaria de Saúde, faz parte do “Dezembro Vermelho”, que tem como objetivo chamar atenção para as medidas preventivas dessas doenças.