Prefeitura inicia campanha “Fique Sabendo” com realização de testes rápidos de HIV e Sífilis

A população poderá fazer, durante toda a semana, exames rápidos de HIV e sífilis. O objetivo da campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, é orientar a população sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Qualquer pessoa que queira fazer esses testes deve procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá orientações antes e depois dos testes. Após isso, haverá entrega de resultado sigilosamente e, se necessário, encaminhamento para tratamento. Os resultados dos testes saem em aproximadamente 20 minutos.

Segundo o secretário de saúde municipal, Hilton Sanches, o diagnóstico precoce é importante para realizar o tratamento o quanto antes. São três etapas. Primeiramente, é feito um pré-teste, onde é preenchida uma ficha de atendimento. Em seguida o teste é realizado e por último é feita a entrega do resultado e aconselhamento.

O evento realizado pela Prefeitura de Juquiá, por meio da Secretaria de Saúde, faz parte do “Dezembro Vermelho”, que tem como objetivo chamar atenção para as medidas preventivas dessas doenças.

07 DEZ 18