Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Juquiá Realizam a XIII Conferência Municipal de Assistência Social

26 Ago 2021

A abertura da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Juquiá aconteceu nesta quinta-feira (26/08) e reforçou a importância das políticas socioassistenciais.

O tema central da 13ª Conferência Municipal foi “A Assistência Social, direito do povo e dever do estado, com financiamento para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. As Conferências são instâncias deliberativas, com atribuição para avaliar as políticas de Assistência Social e definir as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, João Júnior, fez um balanço do trabalho que a Assistência Social vem desenvolvendo em Juquiá para atender a população que precisa dos serviços. - “É um momento bastante difícil, pois quando falamos em pessoas, em atendimento, desde o início da Pandemia, a procura pelos serviços socioassistenciais aumentaram muito, famílias em busca de ajuda e auxílio e as equipes de referências não pararam nenhum momento de atender as demandas. Além disso, outros serviços que demonstram a política de Assistência Social em Juquiá, a nível de estado e federação”, relatou o secretário que disse ainda: - “Meu carinho especial aos usuários e usuárias da Assistência Social, que são o início, meio e fim da Política de Assistência Social. Meu compromisso maior é lutar todos os dias, doando o melhor de mim, para proporcionar uma vida melhor para todos e todas” pontuou.

Representando o Prefeito Gilberto Matsusue, a vice-prefeita Maria Inês, ressaltou que o tema central desta conferência vem ao encontro do que vivenciamos atualmente e que neste momento, o enfrentamento à pobreza e as desigualdades sociais aliados a superação desse vírus letal por meio da vacinação e das medidas de prevenção sejam o maior desafio da nossa gestão. - “Sei que não se faz política pública sem recursos financeiros e humanos, portanto, vamos trabalhar muito para viabilizar mais recursos financeiros e humanos para a Assistência Social de Juquiá”, destacou a vice-prefeita.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de - CMAS, Silvia de Almeida Cruz, agradeceu a participação de todos e todas na realização da 13ª Conferência. - “É uma grande responsabilidade e uma honra estar representando a sociedade civil, mais especificamente as trabalhadoras e trabalhadores do SUAS de Juquiá. Especialmente nesse contexto de pandemia, em que o serviço público, o Sistema Único de Saúde – SUS e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, demonstraram, mais do que nunca que salvam vidas”, enfatizou.

Na oportunidade também se fizeram presentes a Secretária Municipal de Educação Ana Paula Nunes, o Presidente da Ong. Pelicano’s e da Associação Comercial – ACIAJU, Júpter Furquim que na ocasião representou todas as entidades sociais do município, além de outros representantes como Usuários, Conselheiros Tutelares, Convidados, Entidades Social, Entidades Governamental, Entidades Religiosas, Estudantes, Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS, além de representantes de outras Políticas Públicas como Saúde e Educação.