07 JAN 2020

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza Estudo Gravimétrico para composição do PMGIRS – PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

Aconteceu ontem , dia 19 de fevereiro de 2020, o Estudo Gravimétrico dos Residúos Sólidos do Municipio de Juquiá. O levantamento foi realizado sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e é parte da Elaboração do PMGIRS-JUQUIÁ, ao qual o município vem há 11 meses elaborando, e após 5 reuniões com diversos setores da sociedade juquiaesnse vem chegando ao seu fim.

A metodologia utilizada, seguiu aos padrões estabelecidos, e foi orientado pela Cartilha da Universidade Federal de Lavras-MG, levantando assim por amostragem realizou sua gravimetria: método capaz de mensurar, quantificar e analisar o lixo produzido em uma determinada cidade.

A análise gravimétrica permite saber uma porcentagem de cada substância dentro de uma mistura. No caso do lixo, sabe-se o quanto há de lata, metal, plástico, papelão, papel e vidro.

“Graças aos esforços de toda equipe, dos coletores e motoristas ao corpo administrativo, pela união em prol das melhorias para a Gestão adequada dos Residuos Sólidos em nossa cidade. A gravimetria além de nos dar noção para tomadas de decisões, é um banco de dados para o inicio do Programa de Coleta Seletiva do Municipio, que está licitando um galpão com investimento de mais de R$ 300.000,000,00 (trezentos mil reais) e a aquisição de um caminhão para coleta seletiva por convênio Estadual. Nosso Plano de Resíduos esta sendo divisor de aguas para o futuro do ‘lixo’ juquiaense”, afirmou o Secretario Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Guimarães.

“A aprovação do PMGIRS-JUQUIÁ na Camara Municipal de Vereadores, dará ao município o status de total adimplência com o Ministério Publico, Tribunal de Contas, bem como a Lei Federal 12.305/2010, que Institui a Politica Nacional de Residuos Sólidos. E nossa gestão acredita que o planejamento firmado nos pilares da sustentabilidade e em concordância com as ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é o caminho para o real desenvolvimento em nossa cidade”, completou o Prefeito Renato Soares.

Este documento constitui o PLANO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE JUQUIÁ-SP, elaborado pela SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, em conformidade com a Lei Federal nº 12.305/2010, que Instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei Federal nº 11.445/2007 que Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico; altera as Leis nos 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.036, de 11 de maio de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; revoga a Lei no 6.528, de 11 de maio de 1978.