Elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos - Fábricas de Palmito

05 FEV 2020

Aconteceu na terça-feira (04 de fevereiro), na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a terceira reunião do processo de elaboração do PMGIRS/JUQUIÁ com proprietários de Fabricas de Palmito. O encontro foi organizado pela Prefeitura Municipal de Juquiá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A motivação desse encontro, foi dada pelo grau de importância dos fabricantes de palmito em conserva, e os impactos ambientais do despejo inadequado das cascas no processo de fabricação.

Dentre as pautas discutidas, foi apresentado a minuta do PMGIRS, seu anexo I (Plano de ações), e dentro do campo das metas a serem realizadas, foi ressaltado as que competem a estes Stakeholders, principalmente sobre a necessidade de que as fabricas tenham seus Planos de Gestão de Resíduos Sólidos, que comprove que estas estejam destinando adequadamente suas cascas, onde todos participantes contribuíram para o melhoramento da descrição das metas para esse âmbito.

Outro assunto muito discutido, foi sobre a necessidade de um pátio de compostagem, devidamente licenciado para receber a demanda diária de casca de palmito das fabricas do município, que geram toneladas de resíduos orgânicos.

A reunião foi muito produtiva, e num consenso geral, todos concordaram sobre a necessidade de um mecanismo legal para ordenar essas ações no município, sendo o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, importante ferramenta para a execução das atividades necessárias para que a ordem seja estabelecida.

“Precisamos entender que a casca de palmito é de responsabilidade dos fabricantes, e não deve ser jogado em qualquer lugar, pois além do prejuízo ao meio ambiente, toda cadeia produtiva do palmito pupunha fica banalizada”, ressaltou o Secretario Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Guimarães.