Juquiá participa de debate sobre a Linha férrea do porto de Santos ao Vale do Ribeira

15 MAR 2018

“O evento teve por objetivo debater sobre a reativação da linha ferroviária do porto de Santos, no litoral sul, até o município de Cajati, no Vale do Ribeira”

O Assessor de Relações do Emprego e Trabalho Ercias Muniz de Lima, esteve no dia 14 de março representando o Prefeito Renato Soares na Assembleia Legislativa - Alesp, em uma reunião da FTRAM (Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário) com o título: O futuro do Ramal Santos Cajati.

No debate realizado pela Alesp, as pontualidades foram concernentes à reativação da linha ferroviária do porto de Santos, no litoral sul, até o município de Cajati, no Vale do Ribeira. A centenária linha ferroviária está inativa desde 2003, e pode voltar a funcionar para mobilidade urbana e fins turísticos.

A discussão voltou à tona depois de sancionada, no ano passado, uma legislação federal que possibilita às concessionárias de rodovias, ferrovias e aeroportos renegociarem a entrega de lotes que não tenham mais interesse em operar.

Na reunião foi apresentado estudos da viabilidade desta retomada sob os aspectos econômicos e também do interesse turístico, como também os estudos da demanda e do número de habitantes da região.

Segundo Ercias Muniz, essa medida é de muita importância para nossa região, uma vez que desenvolveria ainda mais a indústria local, produção agrícola, mineração, além de fomentar o turismo, ressaltou o assessor.

O prefeito Renato Soares, vê a ação como uma importante ferramenta de desenvolvimento turístico e econômico, - “Toda e qualquer ação que venha contemplar Juquiá e o Vale do Ribeira com importantes ferramentas para o progresso dos municípios, agregam nas ações de fomento que visam o avanço da nossa região”, concluiu o prefeito.