Notícias do Departamento de Saúde

Outubro Rosa

No último dia 07 de outubro o Departamento de Saúde do município desenvolveu a ação do Outubro Rosa, que visa a prevenção do câncer de mama. Dentre as atividades realizadas estavam atividade física, coleta de papanicolau, orientações à prevenção com solicitação do exame preventivo do câncer de mama e testes rápidos.

O Ministério da Saúde recomenda o exame para as mulheres de 50 a 69 anos e diz que a mamografia pode identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.

O Prefeito Renato Soares e o Responsável pela Saúde, Xoquito, estavam presentes para prestigiar as mulheres nessa ação importante. Foi oferecido também um café da manhã com lanches, bolos e frutas para as mulheres.

Prefeitura promove vacinação contra HPV

O Departamento Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento Municipal de Educação, irá realizar a partir de segunda-feira, dia 02 de outubro, a vacinação contra HPV nas escolas municipais. Os alunos serão vacinados após autorização dos pais ou responsáveis.

O HPV está diretamente ligado ao câncer de órgãos genitais femininos e masculinos, de boca e colo do útero, sendo este a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no mundo, atrás apenas do câncer de mama.

A vacina protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18). De acordo com o Ministério da Saúde, a definição da faixa etária para a vacinação tem como objetivo proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus. Por esse motivo devem ser vacinados meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, sendo o esquema vacinal de 02 doses, com um intervalo de 06 meses entre elas.

Dúvidas entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica através do número 3844-2133.

Campanha para atualização da carteira de vacina

PREFEITURA DE JUQUIÁ ATRAVÉS DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE INICIA HOJE (11) A CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO DA CARTEIRA DE VACINA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Campanha para atualizar a carteira de vacinação começa nesta segunda dia 11 de setembro

A iniciativa, que segue até o próximo dia 22, é voltada para criança e adolescentes menores de 15 anos.

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina inicia nesta segunda-feira (11) e segue até o próximo dia 22.  A intenção é atualizar o cartão de crianças e adolescentes menores de 15 anos que ainda estiverem em atraso.

Serão oferecidas vacinas, que protegerão contra 18 tipos de doenças, entre elas a de hepatite A, poliomielite inativa, meningocócica conjugada C, HPV, pneumocócica conjugada 10-Valente, dTpa adulto, febre amarela, hepatite B, varicela, dupla adulto, VOP, Pentavalente e DTP.

A mobilização nacional ocorrerá no sábado dia 16 de setembro, no qual as unidades de saúde da Vila Nova, Vila Sanches, Vila Olímpica e Cedro, estarão vacinando das 9:00 às 16:00 horas e as unidades de Colonização e Iporanga das 9:00 às 15:00 horas. No posto do Ribeirão Fundo de Cima, estaremos vacinando no dia 13 de setembro das 9:00 às 14:00 horas e no posto da Piúva a vacinação será dia 15 de setembro das 9:00 às 16:00 horas.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai, a partir desta segunda-feira (11), atualizar a carteira de vacinação de crianças. Além disso, a campanha de multivacinação terá disponíveis 18 tipos doses contra doenças. A campanha se encerra no dia 22 de setembro.
Os profissionais dos postos de saúde vão conferir e atualizar as cadernetas e aplicar as doses em atraso, de acordo com a faixa etária.
O sábado (16) é marcado como o “Dia D”, segundo a secretaria. Das 8h às 17h, 314,7 mil profissionais estarão distribuídos em 5,1 mil postos fixos e volantes no Estado de São Paulo. Também serão mobilizados, em parceria com as prefeituras, 1.749 carros, 17 ônibus, três barcos, um trem e outros 13 tipos de veículos.